Cirurgia de Laringe
O que é Microcirurgia de Laringe?
Se as cordas vocais forem usadas de forma incorreta, elas podem adquirir calos ou inflamações. A Microcirurgia de Laringe é a cirurgia indicada para a correção de determinadas alterações nas pregas vocais.
Indicação: para remoção de pólipos, nódulos, cistos, hemangiomas, papilomas, tumores malignos precoces, biópsias e outras lesões de pregas vocais ou da laringe.
Procedimento: a cirurgia é realizada em centro cirúrgico, sob anestesia geral e com auxílio do microscópio cirúrgico e instrumentos especiais.
Não há nenhuma incisão na face ou no pescoço, sendo a cirurgia realizada totalmente por via oral. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessária a conversão para cirurgia externa convencional.
Orientações: em muitos casos a fonoterapia é indicada no período pré e pós-operatório. Após a cirurgia, o paciente deverá ficar em repouso vocal absoluto por no mínimo uma semana e mais 15 dias de repouso relativo.
Contraindicações e riscos potenciais
Em geral, pessoas muito baixas e obesas, com pescoço curto, têm difícil exposição das pregas vocais. Isso aumenta o risco cirúrgico de gerar cicatriz no tecido manipulado, além de fratura dentária e pequenas fissuras na mucosa oral ou labial, decorrentes da dificuldade de acesso à laringe.
Médicos que realizam cirurgias de laringe:
Antônio Lobo de Rezende Neto – CRM 13965
Eustáquio Nunes Neves – CRM 23697
João Batista de Oliveira Andrade – CRM 21624
Juliana Gomes Paulino – CRM 34450
Márcio Fernando Cardoso – CRM 28851
Sérgio Edriane Rezende – CRM 27760