Pronto Atendimento

O Pronto Atendimento do Instituto de Otorrinolaringologia de Minas Gerais presta assistência de urgência e emergência 24 horas na especialidade de ORL. Mantemos equipes médicas e de enfermagem capacitadas que atuam de forma integrada garantindo qualidade e segurança em seus serviços.
O Pronto Atendimento conta ainda com uma sala de urgência/emergência, devidamente estruturada com equipamentos necessários a esse tipo de atendimento, além de recursos de diagnósticos ágeis e suporte de bloco cirúrgico.
Por lidarmos com as mais diferentes situações clínicas, com graus de expectativas variados, priorizamos alguns atendimentos levando em consideração sua classificação de risco.

Quando procurar um Pronto Atendimento em ORL?

O pronto atendimento em Otorrino deve ser procurado em casos de sangramentos intensos, corpo estranho de laringe e nariz, dores intensas de garganta e ouvido.

Saiba a diferença entre Urgência e Emergência em ORL

Emergência: Quando há risco de morte. O atendimento deve ser imediato. Exemplos: Sangramento ativo, corpo estranho de laringe e nariz.
Urgência: Quando não há risco de morte. O atendimento será por ordem de chegada.
Exemplos: Dor intensa de garganta, ouvido, nariz e facial. Tonturas acentuadas com ou sem náuseas e vômitos.

Prioridades no Atendimento:

– Risco de Morte;

-Corpo estranho no Ouvido, Nariz ou Garganta;

-Sangramento intenso;

-Idosos com 80 anos ou mais;

– Idosos com 60 anos ou mais;

– Deficientes físicos;

– Gestantes e lactantes;

– Pessoas com crianças de colo.

PROCURE UM PRONTO ATENDIMENTO SOMENTE NOS CASOS DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA !

 Consultas Eletivas

São consultas com hora marcada, programadas, ou seja, não são considerados de urgência e emergência.

Quando marcar uma consulta em ORL?

As consultas com um otorrinolaringologista devem ser agendadas quando o paciente apresentar sinais ou sintomas que não se enquadram como urgência ou emergência, por exemplo:

-Sintomas crônicos ou de longa data;

-Remoção de cera do ouvido;

-Zumbido;

-Tontura;

-Dificuldade auditiva/Surdez;

-Distúrbios de Sono/Apnéia;

-Respiração bucal;

-Razões estéticas;

-Entrega de resultados de exames;

-Elaboração de relatórios e laudos médicos;

PRIORIZE SER ATENDIDO POR HORA MARCADA. É MAIS CÔMODO, MAIS RÁPIDO E MAIS FÁCIL. EVITE A ESPERA DO PRONTO ATENDIMENTO.