Otoneurologia

A Otoneurologia tem como objetivo a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças auditivas e de equilíbrio corporal e identificação de suas relações com o sistema nervoso. Os procedimentos de Otoneurologia são indicados para pacientes com problemas de tontura, vertigens, perda de audição e zumbido.

Dentre os objetos de estudo do otoneurologista, está o aparelho formado pela cóclea – responsável pela sensação auditiva – e o sistema vestibular – responsável pelo equilíbrio corporal. “Esse aparelho é chamado de cócleo-vestibular ou mais conhecido como labirinto e é o grande responsável pela audição e equilíbrio do corpo. O sistema vestibular é formado por vários elementos sensoriais e se relaciona diretamente com outros sistemas do organismo, como a visão e a propriocepção, que informam ao cérebro os movimentos corporais. Como o sistema vestibular é o responsável pelo equilíbrio do corpo, quando o indivíduo sente tonturas, vertigens ou desequilíbrios, esses são sinais de que o sistema vestibular está com algum problema. “Até mesmo sensações que não sejam diretamente ligadas ao equilíbrio, como náuseas, vômitos, palidez, sudorese, taquicardia, sensação de desmaios ou zumbido, também podem significar que esse sistema está com alguma falha.

O tratamento consiste em fazer primeiramente uma avaliação otoneurológica, em que o especialista avalia o sistema auditivo e o vestibular para identificar qualquer alteração ou doença que possa estar prejudicando o equilíbrio corporal. Após conhecer as queixas do paciente, normalmente já se obtém algumas respostas necessárias para a definição e encaminhamento para a realização de exames otoneurológicos, nos quais é incluída a avaliação da audição, mesmo quando os pacientes não possuem queixas relacionadas a esse sentido, e a análise do equilíbrio.

O tratamento pode ser feito com medicamentos, exercícios para a reabilitação vestibular, atividade física, mudanças na alimentação e em casos particulares com intervenção cirúrgica.

Especialista em Otoneurologia:

Dra. Jordana Carvalhais Barroso – CRM 55777