Cirurgia de Laringe

O que é Microcirurgia de Laringe?

Se as cordas vocais forem usadas de forma incorreta, elas podem adquirir calos ou inflamações. A Microcirurgia de Laringe é a cirurgia indicada para a correção de determinadas alterações nas pregas vocais.

Indicação: para remoção de pólipos, nódulos, cistos, hemangiomas, papilomas, tumores malignos precoces, biópsias e outras lesões de pregas vocais ou da laringe.

Procedimento: a cirurgia é realizada em centro cirúrgico, sob anestesia geral e com auxílio do microscópio cirúrgico e instrumentos especiais.

Não há nenhuma incisão na face ou no pescoço, sendo a cirurgia realizada totalmente por via oral. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessária a conversão para cirurgia externa convencional.

Orientações: em muitos casos a fonoterapia é indicada no período pré e pós-operatório. Após a cirurgia, o paciente deverá ficar em repouso vocal absoluto por no mínimo uma semana e mais 15 dias de repouso relativo.

Contraindicações e riscos potenciais

Em geral, pessoas muito baixas e obesas, com pescoço curto, têm difícil exposição das pregas vocais. Isso aumenta o risco cirúrgico de gerar cicatriz no tecido manipulado, além de fratura dentária e pequenas fissuras na mucosa oral ou labial, decorrentes da dificuldade de acesso à laringe.

Médicos que realizam cirurgias de laringe:

Antônio Lobo de Rezende Neto – CRM 13965

Eustáquio Nunes Neves – CRM 23697